Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Shattered Glass: O Preço de Uma Verdade


O jornalista Stephen Glass é um jovem e promissor redator. Ele trabalha na respeitada revista de atualidades, “The New Republic”.
Sempre trazendo matérias espetaculares, mas que ninguém tinha ouvido falar, Stephen conseguiu a simpatia e o respeito de seus colegas da redação. Se tornando assim, um dos mais requisitados jornalistas do país.

Em meados dos anos 90, em um de suas fabulosas matérias, Stephen desperta a curiosidade de um jornalista de um jornal online, o também jovem Adam Penenberg.
Intrigado, por não ter ouvido falar sobre tudo aquilo que Stephen havia citado em sua reportagem, Adam começa a investigar Stephen e chega a conclusão que nenhuma das pessoas citadas na matéria, são de fontes seguras. Ele tenta contato com algumas delas, mas nenhum responde.

Levando as suas desconfianças ao editor-chefe da “The New Republic”, Chuck Lane, os dois começam a investigar a matéria de Stephen. Depois de conferir várias vezes os dados, e até mesmo fazer uma visita com Stephen a um lugar citado em sua reportagem, Chuck confirma o que pensava: a matéria era falsa. Stephen Glass inventou tudo o que havia sido publicado.
Com o aumento da desconfiança, Chuck começa a investigar todas as matérias que Stephen já havia escrito, e chega a conclusão de que tudo foi inventado. Nunca, nada disso havia acontecido.

Em uma carta de desculpas, a “The New Republic” explica todo o acontecido aos seus leitores. Stephen perde o emprego e responde judicialmente por isso. E Chuck, além de conseguir o respeito de seus colegas da revista, consegue provar uma das histórias mais impressionantes do jornalismo mundial.

O jornalista deve publicar uma reportagem mesmo sabendo que ela pode prejudicar pessoas?

Independente de quem a notícia afetará, a obrigação do jornalista é sempre com a verdade e não quem ela irá prejudicar.

Antes de pensar em quem estará sendo prejudicado com a publicação dessa verdade, ele deve pensar no seu dever com o leitor. Se tal pessoa está envolvida com uma história que é de claro interesse público, o jornalista deve sempre levar essa verdade a sociedade, afinal é esse o seu trabalho: o de informar. Independente de quem está envolvido.

Se houver outros meios para que algumas pessoas não sejam prejudicadas, deve-se investigar e provavelmente levar em conta, mas se não, o que importa realmente é o compromisso com a verdade e com o leitor, antes de tudo.

Certas pessoas foram envolvidas e não cabe ao jornalista levar a “culpa” por isso.
Cabe a ele o dever de levar essa reportagem de maneira clara e objetiva para os meios de comunicação.